MUSAICO Choir

Portuguese Choir Group

Musaico choir

Program

Lapso (Luís Represas)
Canção dos marinheiros (Nuno Guimarães)
Como vai você (Antônio Marcos / Mário Marcos)
O pato (Jayme Silva / Neuza Teixeira)
Sol de Inverno (Carlos Nóbrega e Sousa / Jerónimo Bragança)
Já sou grande (João Gil / João Monge)
Com um brilhozinho nos olhos (Sérgio Godinho)
Beatriz (Edu Lobo / Chico Buarque)
Água de beber (Antonio Carlos Jobim)
(Todos os arranjos de Tiago Marques.)

Facebook Page

Group presentation


MUSAICO é um coro pertencente à Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, composto por alunos de vários cursos, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Foi formado em 2008 com o intuito de fazer por ano diversos programas musicais de estilos muito variados e com um elevado grau de qualidade, tendo feito desde então programas muito ecléticos a cappella, com piano, com orquestra sinfónica e com combo de jazz.
Em 2014 foi convidado pela Fundação Calouste Gulbenkian para cantar nas celebrações do 50.º aniversário do Coro Gulbenkian. Participou em todas as edições do Festival Coral de Verão em Lisboa, tendo obtido cinco distinções de Ouro e, em 2016, foi o coro convidado para o concerto de encerramento deste festival. No mesmo ano participou também na 11.ª Competição Internacional de Coros em Miltenberg, na Alemanha, e gravou a obra ”Magnificat em Talha Dourada” de Eurico Carrapatoso, gravação esta que recebeu a distinção para Melhor Obra Erudita dos Prémios Autor SPA/RTP 2017. Em 2017 trabalhou com a Fundação Calouste Gulbenkian na produção da ópera “O monstro no labirinto”, de Jonathan Dove.
O coro Musaico é dirigido pelo seu fundador, Tiago Marques, que para ele escreve regularmente diversas composições e arranjos. Actualmente, por ocasião do 10.º aniversário da sua fundação, o Musaico tem preparado um programa de música popular moderna portuguesa e brasileira, com arranjos escritos exclusivamente pelo seu maestro.

TIAGO MARQUES estudou Piano e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Tem vários graus de Licenciatura e Mestrado em Composição e em Direcção Coral pelo Conservatorium van Amsterdam e pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Participou em diversos cursos e workshops com, entre outros, os New York Voices, Phil Mattson, Michele Weir, Jens Johanssen, Anders Edenroth, Ward Swingle e Jonathan Rathbone. Dirigiu e ensaiou coros de repertório muito variado – ópera, música coral sinfónica, música antiga, música moderna e Close Harmony, entre outros – em Portugal, na Holanda e na República Checa. É professor de Coro na EMCN desde 2005. Dirige actualmente o coro Musaico (EMCN), o grupo Jazz Cantat, que fundou em 2014, e o Coro da Ermida, um coro feminino de Paço de Arcos.
É igualmente compositor e arranjador: o seu arranjo de Manhã de Carnaval recebeu o prémio de Melhor Arranjo no International Vocal Group Festival 2004, em Tilburg, Holanda, e obras suas têm sido gravadas por grupos como o Coro Ricercare, o Coro de Câmara Lisboa Cantat, Dekoor Close Harmony, Figomaduro e On Air Vocal Group.